Buscar
  • Clarisse Almeida

Sua pele revela sua idade - Será?



Tem muita gente que se espanta ao perguntar a idade de uma pessoa e achá-la mais nova ou mais velha do que tinha imaginado. Isso acontece porque a idade cronológica, aquela que consta em nossa certidão de nascimento, é bem diferente da biológica, que se mostra em nosso rosto e corpo.


Envelhecimento cronológico e o fotoenvelhecimento: descubra a diferença

Existem dois tipos de envelhecimento: O intrínseco é determinado pelo envelhecimento cronológico ou natural, e está relacionado à idade real da pessoa; o extrínseco é determinado pelos hábitos de vida, grau de exposição solar (fotoenvelhecimento) e poluição, além da alimentação, fumo e exercícios físicos.


3 cuidados que previnem os sinais do envelhecimento precoce da pele

A pele começa a envelhecer ainda na juventude, por volta dos 20 ou 30 anos - quando a produção de colágeno diminui. O envelhecimento é acelerado devido à uma série de fatores, como a exposição solar demasiada, poluição do ar, fumo, má alimentação, privação de sono, estresse crônico, entre outros fatores.

Por isso, os primeiros cuidados com a pele são fundamentais. Para prevenir este cenário:


1) Filtro solar: com FPS mínimo de 30, que tenha proteção contra os raios UVA e UVB. O produto deve ser usado diariamente - mesmo nos dias nublados, chuvosos ou em lugares fechados. Uma boa opçao sao aqueles que tambem protegem a pele contra os danos causados pela radiação infravermelha e ainda possuem ação antioxidante. O filtro solar também suaviza as linhas finas, evita a degradação do colágeno e controla o excesso de oleosidade;


2) Ácido retinoico: tretinoína, retinol e adapaleno, são exemplos de ativos capazes de estimular a produção de colágeno, melhorar a textura da pele, diminuir linhas finas e manchas superficiais;


3) Vitamina C: com ação antioxidante, esse ativo ajuda a proteger a pele dos danos causados pelo sol, estimula a produção de colágeno e possui ação clareadora. Porém, é importante ressaltar que apenas um médico dermatologista é capaz de indicar qual o melhor produto para o seu tipo de pele!


Lembre-se: uma pele bonita e jovem é o resultado de uma rotina de cuidados e de um estilo de vida mais saudável!




#PELE #ENVELHECIMENTO #DERMATOLOGISTA #DERMATO #IDADEEPELE #PELEREVELAAIDADE #PROTETORSOLAR #VITAMINAC #ACIDORETINOICO

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo